segunda-feira, 7 de outubro de 2013
ENTRE NO RAMO! LUTHIERIA É MUITO RENTÁVEL!
Hoje está muito fácil eu ter um monte de concorrentes... nem tanto para fazer instrumentos, mas para ter o nome. Já não bastassem os reparadores que se intitulam luthier, os próprios profissionais da área mandam vc procurar 'um bom luthier' até para se confeccionar um nut. Não tenho o que me lamuriar nesses anos todos, ganhei uma boa grana, mas trabalhei em excesso, pois eu afirmo para qualquer um que os serviços que eu executo e pelo preço que cobro, ninguém faz.
Você quer se tornar luthier? Fácil...
Um apanhado geral, faltando várias coisas, mas dá prá ter uma base de começo dessa carreira maravilhosa (!?!?)...
Compre ferramentas de marcenaria e por extensão ferramentas de luthier.... começa assim, com uma badarosca mesmo: http://www.lojadomecanico.com.br/produto/20305/21/229/tupia-1200w-220v;
entre na stewmac.com e faça um pedido legal,;escolha um modelo bem "pnc ú" e com o Foxit |Editor faça como eu e vários do ramo: muda um nózinho aqui, uma curvinha ali, e um headstock diferente... mas não se arrisque muito, fique na tele e na strato, lp dá trabalho e o objetivo é formar profissionais e não qualificar ninguém... nem chegue perto de instrumento acústico... segundo o SEBRAE vc fechará no primeiro ano de aventura.
Compre uns templates, http://www.guitarbuildingtemplates.com/, ou peça prá teu comerciante local cortar, é só fazer no Corel e já era.
Se vc souber um mínimo do veio de madeira e lixar com esmero já começou bem!... faltará uma penca de coisas, vc vai olhando nas páginas dos especialistas, tem até no face. Nâo te esqueças que prá tudo tem uma ferramenta ou um profissional terceirizado.
Pronto. Peça de guitarra é um problema.... vc pode comprar guitarras prontas, que estão muito baratas, e até aproveitar o braço, prá dar aquela personalizada, tão primorosa que o braço vai virar obra tua... conheço cara que transforma Yamaha em Gibson só nos abalones !!!
o lixamento nem precisa ser caprichado, pois o fundo poliéster cobre. Não precisa investir em compressor, pistola etc... prá não arranjar encrenca com o vizinho vc pode terceirizar a pintura. Tem um pessoal que faz um trampo monstro e com preço acessível... tipo https://www.facebook.com/musickolor?fref=ts, que mandam bem pacas.
No geral vc pode terceirizar quase tudo, mas tua 'incumbência' principal será de conseguir peças caras em fornecedores bacanas que façam um pacote legal, uns tampos e blakes figurados prá impressionar etc...
Pronto! se vc tiver uma grana sobrando, compre uma CNC, base de uns 5 mil, grana que não dá prá abrir nem uma quitanda, melhor ainda...
Agora o mais que principal: tua propaganda. Quanto mais vc mostrar que teu serviço ficou legal (não precisa pedir opinião, vc mesmo dá) e desfazer do serviço dos demais, com fotos e tudo, o retorno é rápido. Sempre tem alguém que prá não sofrer bulling vai puxar teu saco. Quanto mais verdadeiro e polêmico, melhor. Nem perca teu tempo aprendendo sobre regra dos 18, tempo de cura de verniz, essas baboseiras , pois tem quem manja muito prá fazer isso sem pedir menção de fonte.
Se vc optar por fazer um protótipo ou outro como eu, o projeto sairá pela culatra. No mínimo sairá sofrível. Nem perca teu tempo. Teu modelo sairá bizarro e os modelos clássicos são mais aceitos. Se vc já estiver empregado, dê um foda-se. Nem precisa de dois trampos como eu, metendo a cara o negócio é rentável... te garanto. Nesse anos todos consegui ganhar uma boa grana, apesar de pegar muita coisa de UTI e fazer um trampo médio. Será diferente se vc fizer uso do termo como a maioria: terceirização.
Ah... ia esquecendo: denuncie os maus profissionais, os replicadores e os aliados dos chinas. Tire fotos e prints de tudo o que for maléfico ao teu novo ramo. É só meter uns vídeos no youtube e já era!!! Se vc não tiver muita habilidade contrate um profissional prá fazer por vc. Afinal é tua marca que vai sair no teu instrumento e tem ' uns frescos que vão reclamar" se vc riscar alguma peça ou tua própria obra.
Parabéns, você entrou no ramo da luthieria!
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Bom... o de sempre... entro de vez em nunca em meu blog e nunca tive disciplina prá fazer ele bombar. Afinal muito das coisas que eu escrevo não é agradável a maioria das pessoas... Não vou falar de protestos, nem de nada dos quebra-quebras. Todo mundo já sabe o que eu penso de bagunça, principalmente do povo brasileiro, burro e eternamente dominado. Vamos subsidiando as tarifas e as depredações que está bom demais, afinal o importante é a Copa do Mundo e suas divisas em Manaus por exemplo. Dá vontade de rir.
Eu não me emendo mesmo...
Estamos nesse planetinha primitivo e atrasado para fazermos de nossa existência um capítulo a mais na história do Universo como os mais belicosos, atrasados e sem direção de todas as civilizações do sem-fim.
Podíamos iniciar uma tentativa de começar um mundo novo através do diálogo entre os povos... aprendendo Esperanto; podíamos dar um sentido para cada indivíduo refletir à sua existência calcada no consumismo desenfreado etc...
Podíamos, por meio, tentar se achar, se encontrar, sabermos o que viemos fazer aqui. Tenho certeza, mesmo em minha ignorância, que não vim a esse mundo para trabalhar, comer, dormir, comprar coisas... não é possível que nossa complexidade tenha sido arquitetada para tal modo de viver. Ridículo, vazio, sem fundamento...
Quando reflito a respeito de nossa insignificância, fico cada vez mais deprimido. Pode ser que tenha alguns no mundo que eu pudesse compartilhar essa angústia de cunho filosófico, ou seja lá o quê... mas sinto-me sozinho, afinal estamos mais preocupados com nossa maravilhosa Copa e suas divisas. Amém...
Assinar:
Postagens (Atom)